Existem diversas maneiras de conquistar a casa própria, com muitas formas de pagamento. Entretanto, nos últimos anos, o financiamento imobiliário tem sido uma das alternativas mais procuradas, seja pela facilidade ou pelo prazo para pagamento das parcelas.
A decisão de comprar o próprio imóvel requer análise, afinal, é preciso assumir uma dívida por anos, mas a garantia é realizar um sonho, escolhendo aquele apartamento à venda em Santo André ou apartamento à venda no Grande ABC.
Entretanto, para conseguir ter acesso ao crédito, existem alguns documentos que devem ser apresentados. Ainda não sabe quais são os papéis mais importantes em um financiamento imobiliário? Leia o conteúdo completo e confira!
Financiamento imobiliário: veja o que entregar
Seja na negociação com a construtora ou diretamente com a financeira, para conseguir a carta de crédito, existem alguns documentos que devem ser entregues. Os dados serão analisados e o objetivo é saber se o valor está adequado, ou seja, se é compatível com a sua renda.
Para te ajudar, preparamos uma lista para o financiamento imobiliário. Descubra:
Documento de identidade
Assim como na maioria das aquisições, esse é o primeiro documento que precisa ser apresentado. Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e CNH, por exemplo, são alguns dos PAPÉIS que podem ser utilizados, que são válidos.
CPF
Normalmente, o CPF já está em um dos documentos, entretanto, se esse não for o caso, você pode verificar o número correto no site da Receita Federal. É importante que o registro esteja à disposição da empresa.
Comprovante de renda
O comprovante de renda também é de extrema importância, afinal, é por meio do papel que a empresa saberá se você está apto ou não para receber o valor solicitado. No caso em que o financiamento imobiliário for feito por um casal, é importante comprovar a renda de ambos — existe a chance de conseguir um valor maior.
Declaração de imposto de renda
Estar de acordo com todas as leis e com o que é solicitado pela justiça também é essencial para conseguir a carta de crédito. Por isso, a situação na Receita Federal é levada em consideração, avaliando se você está de acordo com o que o órgão solicita.
Comprovante de endereço
O item pode estar no nome de um dos compradores e deve ser recente (3 meses, no máximo). Aqui vale a conta de luz, de água ou até mesmo as despesas com a internet, algo que tenha o seu nome ou do seu parceiro(a).
Carteira de trabalho
No caso dos assalariados, a carteira de trabalho é uma das mais importantes. Essa é a prova do quanto você recebe e do seu registro de trabalho, ou seja, a garantia que você pode manter a responsabilidade com as parcelas. O FGTS também deve ser apresentado.
Comprovante de Estado Civil
Os casais devem apresentar a Certidão de Casamento e os solteiros podem levar a Certidão de Nascimento.
Lembrando que o valor das parcelas não podem ultrapassar 30% da receita, ou seja, do valor que você e a outra pessoa recebam por mês. Essa é a garantia de que o valor será pago sem comprometer as demais contas do mês.
Conheça os empreendimentos que já entregamos e acompanhe nossas redes sociais para não perder as próximas novidades e empreendimentos incríveis que estão por vir.